Grupo Folclórico
Os Lusíadas
HISTÓRICO GRUPO FOLCLÓRICO “OS LUSÍADAS” CENTRO PORTUGUÊS DE MARINGÁ
O Grupo Folclórico “OS LUSÍADAS”, do Centro Português de Maringá, foi fundado em 1968 pelo saudoso Manuel Dias da Silva e sua esposa, Maria Luíza Lúcio da Fonseca, juntamente com outros portugueses que viram nesta iniciativa, uma forma peculiar de reverenciar sua terra natal e não só, podendo cultivar em terras do Brasil suas tradições, usos e costumes, matando assim, as saudades imensas do pequeno torrão de “além mar” que haviam deixado quando imigraram para o Brasil. Fundado inicialmente com o nome de “Ala dos Namorados”, numa alusão à Batalha de Aljubarrota vencida pelos portugueses sobre os espanhóis, mudou-se em 1970 para “OS LUSÍADAS”, cujo nome sintetiza toda a alma portuguesa, na obra daquele que é o maior escritor da nossa língua portuguesa, Luís de Camões.
Este grupo nasceu com o intuito de manter viva a cultura portuguesa, já que na época de sua fundação, haviam aqui em Maringá muitos portugueses que deixaram a sua terra, em busca de novos horizontes e de uma vida melhor que o seu país ou sua terra, naquele momento, não poderia proporcionar. Desde o seu início as conquistas e feitos foram muitos. Foi-se juntando mais e mais pessoas: músicos e bailadores e conforme o tempo foi passando, mais o grupo foi ficando conhecido. O trabalho é grande e sempre se procura valorizar este momento de sua fundação que, com certeza, foi o mais importante e decisivo. Ao longo destes 49 anos de existência, o Grupo Folclórico “OS LUSÍADAS” é, com certeza, o grupo folclórico português do Brasil que mais distâncias percorreu no território nacional, na divulgação da cultura popular luso-brasileira. São 15 estados brasileiros que já tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal (Brasília), Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará e Amazonas).
Também já esteve por duas vezes em Portugal, em 1994 e 2000, mostrando o trabalho feito pelo grupo e também levando algumas músicas e danças do folclore brasileiro. Estas viagens tiveram por objetivo aprimorar o trabalho desenvolvido, fazendo intercâmbios com grupos tradicionais portugueses, tornando suas apresentações mais fiéis e originais possíveis. Um trabalho sério e embasado, cuja função maior é informar e levar cultura a todas as pessoas. Trabalho este reconhecido pelo Ministério do Esporte e Turismo, bem como da Cultura. É uma entidade cultural sem fins lucrativos. Grupo Folclórico “OS LUSÍADAS”: Cantando e dançando, fazemos amigos.
.
.
.